O Concurso PB Saúde 2025 está com as inscrições abertas até 10/10/2024. A banca divulgou por meio do diário oficial quatro editais, os quais abrangem diversas áreas, como médica, administrativa e jurídica. Desse modo, juntos, somam se mais de 4.400 vagas para entrada imediata e há, ainda, cadastro reserva, sendo uma excelente oportunidade de trabalho.
A Fundação Paraibana de Gestão de Saúde, localizada no estado da Paraíba, é uma das maiores redes de administração do estado. Aqui, é reconhecida por sua atuação de excelência, por sua seriedade e humanismo, os quais juntos resultam em um trabalho de alto nível e de alta adesão tanto de profissionais quanto de público.
Inscrições do Concurso PB Saúde 2025
As inscrições para o Concurso PB Saúde 2025 deve ser feito pelo site http://www.idecan.org.br. Assim como qualquer outro concurso, há a possibilidade de isenção da taxa de inscrição desde que o candidato se enquadre nos seguintes pré requisitos:
- Ser doador de sangue segundo Lei Estadual nº 7.716/2004
- Ser doador de medula óssea segundo Lei Estadual nº 8.819/2009;
- Ser doadora de leite materno segundo Lei Estadual nº 8.483/2008;
- Decretos Federais nº 6.593/2008 e nº 11.016/2022 (inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico).
Todos esses devem ser comprovados por meio de sólidos documentos, incluindo, imagens, se a banca julgar necessário.
Seleção – Concurso PB Saúde 2025
O Concurso PB Saúde 2025 com foco direcionado para a área da saúde terá sua seleção baseada em conhecimentos específicos e gerais. A prova ocorrerá do seguinte modo:
Conhecimentos Comuns
- Língua Portuguesa – 15 questões – Peso 1
- Legislação do SUS – 10 questões – Peso 1
- Legislação da PB Saúde – 5 questões – Peso 1
Conhecimentos Específicos
- Conhecimentos Específicos ao Emprego – 35 questões – Peso 2
Além da Prova Objetiva, haverá, ainda, uma prova de títulos, a qual depende da classificação da prova objetiva. Desse modo, irão para a prova de título os candidatos aprovados nas Provas Objetiva até 4 vezes o número de vagas imediatas.
A análise de títulos será feita do seguinte modo:
- Curso de pós-graduação stricto sensu em nível de doutorado, devidamente reconhecido pelo MEC. – Valor Unitário: 3 pontos/ Valor máximo: 3 pontos.
- Curso de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado, devidamente reconhecido pelo MEC. – Valor Unitário: 2 pontos/ Valor máximo: 2 pontos.
- Curso de especialização em área relacionada com o emprego a que concorre, com carga horária mínima de 360 horas, devidamente reconhecido pelo MEC. – Valor Unitário: 0,5 pontos/ Valor máximo: 1 ponto.
- Comprovação de exercício anterior na área do emprego a que concorre, seja em hospitais gerais e/ou especialistas públicos ou privados (0,5 pontos a cada seis meses de exercício comprovado).- Valor Unitário: 0,5 pontos/ Valor máximo: 2 pontos.
- Produção científica através de textos publicados em revistas indexadas e/ou reconhecidas pela CAPESMEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) ou em livros com ISBN. – Valor Unitário: 0,4 pontos/ Valor máximo: 2 pontos.
Critério de Desempate
O Concurso PB Saúde 2025 espera uma alta concorrência e, por isso, é importante ficar atento ao critério de desempate. Desse modo, o critério de desempate fica estabelecido da seguinte forma:
- tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste concurso, de acordo com o previsto no parágrafo único do artigo 27 da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto da Pessoa Idosa)
- obtiver a maior pontuação nas questões da área de Conhecimentos Específicos da prova objetiva;
- obtiver a maior pontuação nas questões de Língua Portuguesa;
- Maior pontuação na Prova de Títulos;
- tiver maior idade, exceto os enquadrados na alínea “1” deste subitem;
- tiver exercido a função de jurado (conforme artigo 440 do Código de Processo Penal e alterações).
São diversas as informações em torno do Concurso PB Saúde 2025 e, para uma melhor preparação, a dica é ler o edital de maneira sucinta e objetiva. Confira com atenção e faça parte da Fundação Paraibana de Gestão de Saúde.
Deixe um comentário